top of page

Researcher IDs

Orcid ID. 0000-0002-7215-7897

ResearcherID. B-3588-2018

Ciência ID. 161E-0495-D398

-

Área de atividade científica

Interesse principal

Artes Plásticas - Escultura, onde exploro diversas técnicas como desenho, performance, vídeo, serigrafia, gravura, têxteis, entre outros, consoante o contexto e o sentido dos temas abordados. Desenvolvo preferencialmente trabalho colaborativo e coletivo.

Educação Artística - Ao longo do meu percurso académico, científico e artístico, as pesquisas com as quais me envolvo desenvolvem-se em contextos diferenciados - com todas as idades, em instituições formais e não formais - onde os focos de estudo apontam para metodologias de ensino aprendizagem, práticas artísticas em contexto escolar e em diálogo com a comunidade, desenvolvimento cognitivo a partir da arte, interdisciplinaridade dos saberes, pluridisciplinaridade pedagógico-artístico, transdisciplinaridade envolvendo comunidades múltiplas, multidisciplinaridade em currículos formais. O que liga qualquer pesquisa é a aprendizagem que se desenrola numa relação horizontal entre os saberes e os agentes intervenientes de articulação pedagógica e curricular coletiva, colaborativa e cooperativa.

Formação académica

2016 Doutoramento em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. “Educação Artística Diferenciada: contando e recontando a história. Aprender fazendo com/na/para a comunidade quilombola de Conceição das Crioulas”. (Bolseira da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia).

2010 Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto. “Re(l)atar: relatar, reatar pontos e nós. Relato (in)fiel de uma ou várias situações de estágio.”

2005 Licenciatura em Artes Plásticas – Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Desempenho artístico e científico

Exposições individuais

2019 “Nadas Mais ou Menos Breves” na programação “7X7 Sete meses com sete curadores”. Armazém Cowork, Porto.

2016 “a.riscar no giro descolonial”. Galeria do Museu Casa da Imagem. Esta exposição, que reflete a investigação artística realizada entre 2003 a 2014, realizou-se como abertura da residência artística “resistência artística” (até Agosto de 2017), como introdução ao pensamento descolonial e como desenvolvimento de práticas artísticas com a comunidade.

2014 “a riscar”. Escultura/desenho/pintura do projeto de investigação realizado na comunidade quilombola de Conceição das Crioulas no Estúdio Um, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Minho, Guimarães.

2012 ‘Inauguração do Museu Casa da Imagem’, vídeo com o título ‘O informe consome consoante a fome’, dia 22 de Setembro de 2012 no Museu Casa da Imagem. Este encontro realizou-se como um momento de abertura da Casa à comunidade que a circunda e este vídeo-comunicação visou apresentar uma síntese da análise efetuada e participada no II Encontro Internacional sobre Educação Artística, a Escola EB1/ JI Chouselas e a Cianotipia, técnica promovida e utilizada várias vezes como início e motor de discussões de produção de imagem a partir da prática para a teoria.

 

2009 “Outro”. Desenho/Escultura na Galeria Estúdio Um. Guimarães.

 

2007 “Vencer o medo”. Escultura/Instalação no EspaçoGESTO. Porto.

Exposições coletivas

2017 “Tráfico de Arte Impresso” & “P.A. V Residência - Battle entre Léo Melo e Mónica Faria”; organizado por “P.A. - Encontro de Gravadores e impressores”, Vila Nova de Gaia, Portugal;
“Farfalhudas” na Exposição “Fugas e Deambulações”. Galeria Museu Casa da Imagem, Vila Nova de Gaia, Portugal;

“Ao monte - exposição final”. Maus Hábitos. Porto.

 

2016 “Senhorio”. Maus Hábitos. Porto.

2010 “Signos”. Galeria EspaçoGESTO. Porto;
“All My Independent Woman - Novas Cartas Portuguesas”. Casa da Esquina. Coimbra.

2008 8ª edição do concurso FIAV-Festival de Arte Vídeo. Algéria.

 

2007 “Grande prémio de Desenho”. Senhorio e Mula. Porto.

2006 “Narrativas”. Galeria7. Coimbra;
“Expo Arte Contemporânea”. Museu Nacional de Arte. Maputo. Moçambique.

2005 “Bleu Screen”. Galeria da Biblioteca Almeida Garret. Porto;

“Pintado à mão”. Artes em Partes. Porto.

2004 “MNS Ideias no lugar”. Museu Nogueira da Silva. Braga;
“Outros Lugares - FBAUP/FDUP”. Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Porto.

Projetos / prática artística reconhecida

2017/ a decorrer Investigadora integrada no Lab2PT/SpaceR – Laboratório de Paisagens, Património e Territórios / Espaço e Representação em EAUM - Escola de Arquitectura da Universidade do Minho;
Participação no projeto de investigação “ProChild” em Pevidém - Guimarães, como colaboradora do Lab2PT (30%).

2017/ a decorrer Artista residente na empresa MTLC artes.

2016/ a decorrer Pesquisadora integrada no GEPI – Grupo de Estudos com Povos Indígenas em UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil;
Participação no projeto de investigação “Educação Escolar Indígena com o Povo Kanindé - Aratuba (CE) - Brasil, como colaborador externo GEPI/Lab2PT(10%).

2016/2017 Artista residente. Museu Casa da Imagem.

2011/2016 Investigadora no i2ADS/Nea – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade/ Núcleo de Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Atividade editorial

2005/2017 Fanzine “Breu”; “C(r)oquete”; “Grande Prémio de Desenho”; “Barba”; “Pingue”; “Busto”.

Livros

2018 “Nadas mais ou menos breves”. Universidade do Minho, Laboratório de Paisagens, Património e Território.

Capítulos de livros

2013 Capítulo ‘Body’s formless fragment becomes piece of the world’, escrito em colaboração com Inês Azevedo e Joana Mateus (Museu Casa da Imagem) no livro ‘72 Assignments: The Foundation Course in Art and Design Today a practical source book for teachers, students, and anyone curious to try.’ Editado por Chloe Briggs, publicado por PCA Press.

2012 Capítulo “Expressões Artísticas nas Escolas da Comunidade do Quilombo de Conceição das Crioulas”, escrito em colaboração com Márcia Nascimento e Joana Mateus. Editado por Catarina S. Martins, Manuela Terrasêca e Vítor Martins, publicado por GESTO, Cooperativa Cultural;

2011 Capítulo “Mugunzá ou Cachupa: o direito à conquista e à descoberta de uma nova receita pedagógica” no livro “Investigar a partir da acção intercultural”. Editado por José Carlos de Paiva e Catarina S. Martins, publicado por i2ADS, ID_CAI e GESTO, Cooperativa Cultural.

Outras publicações

2019 Revista Interritórios, v. 5, n. 9, Brasil. A ouvir é que a gente se entende;
PSIAX Estudos e Reflexões sobre Desenho #3. Fugas e Deambulações.

2017 Revista CEI, Associação de Profissionais de Educação de Infância, Lisboa, CEI nº110 ( Janeiro/Abril 2017). “Pincelando a música... projeto em uníssono” em conjunto com Maria José Barros e Joana Tavares;
IV Encontro Internacional sobre Dispositivos e espaços Educacionais em Arquitetura, ‘Ludic Architecture’. Apresentação em conjunto com Albertina Pereira e Sílvia Béreny em formato Pecha Kucha de “Caracóis Móis”, experiência educativa realizada com as peças de escultura “Farfalhudas” de Mónica Faria em contexto de creche.

2014 Revista ‘ENCONTROS ESTÚDIO UM. Temas e Objetos do Desenho #10’, Outubro, ‘Será que o desenho e a escrita têm algo em comum?’, ‘Água’ e ‘São cartas Senhora, são Cartas!’. Na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Minho.

2010 Revista “All My Independent Women – Novas Cartas Portuguesas” editada por Carla Cruz e Virgínia Valente;
“Signos”, coletânea de vídeo artistas contemporâneos pela GESTO, Cooperativa Cultural.

2006 Catálogo da exposição “Narrativas”;
Catálogo da exposição “Expo Arte Contemporânea Moçambique 2006”.

2005/2017 Fanzine “Breu”; “C(r)oquete”; “Grande Prémio de Desenho”; “Barba”; “Pingue”; “Busto”.

2004 Catálogo da exposição “MSN – Ideias no Lugar”;

Catálogo da exposição “Outros Lugares”.

Bolsas
2012-2016 Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia para o projeto “Par Ti Tu Ra: Início de uma tentativa de apresentar um todo a uma só voz. As artes na escola e na sociedade: estudo de caso nas escolas da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas”. No âmbito de doutoramento, pesquisa realizada em contextos diferenciados, comunidade/escola/currículo e formação de professoras, no curso doutoral Educação Artística da Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto.

Apresentação de exposições
2019 Curadoria da exposição “Junhei contigo”, 7x7 junho, armazém cowork, Porto.

2010-2012 Curadoria e apresentação de exposição com lançamento de serigrafia do artista. Galeria EspaçoGESTO, Porto.

Palestras por convite
2019 II Jornada com Povos Indígenas e Comunidades Quilombolas, promovida pelo Grupo de Estudos com Povos Indígenas (GEPI)/Instituto de Humanidades, com a Palestra “Pesquisa, Educação e Arte em comunidades quilombolas”;

7x7 novembro, “Centros de gravidade” da curadoria de Alexandra Balona, com a Palestra “Lápis cor-de-pele”, armazém cowork, Porto.

2017 I Seminário de Povos Indígenas e Etnicidades, “Desafios da Pesquisa em Arte, Educação e Memória com comunidades indígenas e quilombolas no Brasil”, palestra “Arte nas escolas do quilombo de Conceição das Crioulas: uma experiência de pesquisa”;

“Terças-feira com arte: o lado oculto da investigação”, no tema “Identidade e comunidade” apresentação da pesquisa/tese de doutoramento “Educação Artística Diferenciada: contando e recontando a história. Aprender fazendo com/para/na comunidade quilombola de Conceição das Crioulas”, Cooperativa Árvore.

2010 Apresentação pública “meta(a)fora e o jogo do lobisomem”, em conferência sobre desenho e ilustração, organizada pela professora Rosário Forjaz, na Escola Secundária Soares dos Reis.

2009 Apresentação pública “O deserto entre” com o colectivo artístico “Senhorio”, no âmbito do ciclo de conferências “Entre formação e acção – processos de reversão”, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto;
Apresentação pública “Outro” no âmbito da exposição no Estúdio Um, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Minho, no espaço Convívio, Guimarães.

Coordenação, participação e dinamização de projetos artísticos, científicos e de criação cultural
2018 Coordenação do projeto “O impacto do atelier no quotidiano da escola. Estudo de caso na OSMOPE: creche, jardim de infância e 1º ciclo”. Compilação de atividades e reflexão sobre oito anos de atelier artístico na escola, desde a creche até ao 1º ciclo, para publicação.

2018 Coordenação do projeto-piloto “começo”. Tendo em conta as ocorrências e o impacto causado no passado 15 de outubro de 2017 pelos fogos tem em vista repensar a vida no campo, na zona rural.

Qualidade e quantidade de projetos artísticos, científicos e de criação cultural financiados, através de entidades nacionais ou internacionais — coordenação de projetos
2019-2020 Coordenação do projeto “Andando” – desenvolvimento de projeto em curso em 2019, que visa identificar, recolher, comentar e organizar bibliografia existente sobre o tema do andar. Visa produzir, a partir desta recolha bibliográfica, um arquivo materializado numa linha temporal multidisciplinar e gráfica, de acesso livre e gratuito, numa plataforma digital e pela publicação de objeto gráfico.

2018-2019 Coordenação do projeto-piloto “na volta” – desenvolvimento de projeto em torno de metodologias artísticas femininas que refletem a problemática de género e identidade do feminino nas artes visuais. Serve para, mais tarde, desenvolver o Projeto “voltando ao assunto” que terá como base as referências concebidas neste o projeto piloto. Esta investigação terá também como objetivo a constituição de um arquivo sobre metodologias artísticas no feminino; a preparação de conteúdos para uma publicação, a partir de um projeto artístico colectivo, sobre questões de género e identidade nas artes visuais e entender o sentido e a relevância sobre processos artísticos, de forma a realizar uma exposição e um encontro internacional entre artistas e investigadores.

Coordenação, liderança e dinamização de atividade de investigação artística: capacidade de gerar, organizar ou liderar equipas eventos, projetos, publicações ou redes de cooperação.
2016-2019 OSMOPE - Organização Social dos Movimentos das Pontes Educativas, Creche, Jardim de Infância, 1º ciclo: Arte educadora em contexto de creche e jardim de infância no projeto atelier coordenando projetos entre salas e exposição dos resultados na escola;

Professora de Educação e Expressão Plástica do 1º ano ao 4º ano, coordenando projetos entre salas e entidades culturais envolventes. Responsável pelas exposições dentro da própria instituição e com instituições parceiras;
Coordenadora da programação de Atelier com entidades culturais no contexto educativo e artístico, a saber: Serralves, Casa Museu da Misericórdia, Museu Casa da Imagem, Casa Museu de Vilar, entre outros.

Participação enquanto investigadora em projetos coordenados pela instituição, nomeadamente o projeto europeu BRIDGING e o projeto ArtiCULan – good practices, coordenado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto em que a instituição OSMOPE é parceira.

2010 Comissão Organizadora do “Encontro Internacional sobre Educação Artística”. Mindelo, Cabo Verde;
Comissão Organizadora do II Ciclo de Cinema e Educação no cinema Medeia Cidade do Porto.

2009-2011 Curadora da Galeria EspaçoGESTO - mensalmente lançamos uma serigrafia do artista convidado, assim como organização de eventos e espetáculos da responsabilidade da Cooperativa GESTO, leilões de obra de arte, conferências e ciclos de debate e de cinema.

2009-2011 Coordenadora do projeto “Artes nas escolas da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas”, formação de professoras e dinamização cooperativa em espaços de aprendizagem, parceria Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com o movimento intercultural IDENTIDADES.

2009 Comissão Organizadora do I Ciclo de Cinema e Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da educação da Universidade do Porto;

2008 Intercâmbio no Brasil, Recife, parceria com o Centro de Cultura Luíz Freire em Olinda, para a continuação, como coordenadora e monitora, das oficinas de artes plásticas para professoras na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, Salgueiro, enquanto parte integrante do projecto “Artes”, movimento intercultural IDENTIDADES;

2006-2007 Intercâmbio no Brasil, Recife, parceria com o Centro de Cultura Luíz Freire em Olinda, como coordenadora e monitora, das oficinas de artes plásticas para professoras na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, Salgueiro, enquanto parte integrante do projecto “Artes”, movimento intercultural IDENTIDADES;

2004 Intercâmbio em Moçambique, como orientadora da oficina de gravura na Escola Nacional de Artes Visuais, Maputo.

Capacidade Pedagógica

Atividade letiva realizada na área disciplinar do concurso, tendo em conta o número e a diversidade das unidades curriculares lecionadas
2019/2020 Professora Convidada na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho:

Coordenadora do II Semestre da Licenciatura em Artes Visuais;

Unidade Curricular de Atelier I da Licenciatura em Artes Visuais;
Unidade Curricular de Tecnologia II - Coordenadora da Unidade Curricular da Licenciatura em Artes Visuais;
Unidade Curricular de Tecnologia IV - Coordenadora da Unidade Curricular da Licenciatura em Artes Visuais.

2018/2019 Professora Convidada na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho:

Unidade Curricular de Atelier I - Coordenadora da Unidade Curricular da Licenciatura em Artes Visuais;
Unidade Curricular de Tecnologia II - Coordenadora da Unidade Curricular da Licenciatura em Artes Visuais;

Unidade Curricular de Desenho de Figura - Coordenadora da Unidade Curricular da Licenciatura de Design e Marketing de Moda.

Supervisão de projetos curriculares e de estágios
2019 Em desenvolvimento - Orientação da tese de Belen Zevallos, intitulada “The School as Catalyst, About the redefinition of schools in urban planning and the role they can play in rural contexts: The potencial of Plan Selva”, Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, Doutoramento em Arquitetura.

2017 Examinadora externa de Qualificação de Dissertação de Mestrado “Resistência Pitaguary: um olhar sobre seu território”, Larissa Ketlin Souza de Araújo, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, Ceará, Brasil;

Examinadora externa no Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação “As cores daeducação infantil: um estudo de caso sobre as relações étnico-raciais entre crianças na escola pública”, Gustavo Lemos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, Ceará, Brasil;

Examinadora externa no Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação “A escolacomo estratégia de descolonização: estudos comparados entre Brasil e Guiné-Bissau”, Gesica Italvina Martins de Pina, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, Ceará, Brasil.

2016 Concluído - Orientação do Trabalho de Conclusão do Curso da Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial das alunas Fabiana Ana da Silva Mendes e Marinalva Rita da Silva Bezerra, “O Desafio de fazer uma gestão intercultural nas Escolas Quilombolas Bevenuto Simão de Oliveira e Professor José Mendes de Conceição das Crioulas”. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sertão Pernambucano, Campus Floresta, Brasil.

Coordenação, dinamização e envolvimento em iniciativas que resultaram em contributos para a lecionação de temas e para atividades que visam o desenvolvimento de competências relevantes para a área disciplinar do concurso.

2019 Coordenação do projecto “Andando” – que visa identificar, recolher, comentar e organizar bibliografia existente sobre o tema do andar. Faz parte, enquanto proposta pedagógica do I semestre, a pesquisa sobre “O território de Guimarães” enquanto tema, e o andar (deambular) enquanto metodologia artística. Esta proposta tem promovido distintas abordagens teóricas, formais e tecnológicas.

Envolvimento em projetos internacionais com estudantes.

Coordenação, dinamização e envolvimento em projetos de cooperação pedagógica interinstitucionais que visem a melhoria da qualidade do processo de ensino/aprendizagem na área disciplinar do concurso.
2020 Comissão Científica na Conferência Internacional “Drifting Bodies/Fluent Spaces”, Julho 2020.

2019/2020 Coordenação II semestre - coordenação entre as Unidades Curriculares de Atelier II, Tecnologia II, Geometria II, Correntes Artísticas II e desenho II para participação na Bienal de Arte Têxtil Contemporânea - Contextile 2020;

2018/2019/2020 Acompanhamento, organização, reuniões com equipas de direção de instituições culturais, nomeadamente do Centro Internacional de Artes José de Guimarães, Câmara de Santo Tirso, Câmara de Guimarães, Museu Internacional de escultura contemporânea, entre outros.

Acompanhamento com equipas de investigação internacionais e nacionais sobre intercâmbios, conferências, seminários.
Organização de encontros com artistas na escola e fora dela.

Direção e coordenação pedagógica
2019/2020 Professora Convidada na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho:

Unidade Curricular de Atelier I da Licenciatura em Artes Visuais;

Unidade Curricular de Tecnologia II - Coordenadora da Unidade Curricular da Licenciatura em Artes Visuais;
Unidade Curricular de Tecnologia IV - Coordenadora da Unidade Curricular da Licenciatura em Artes Visuais;

Coordenadora do II Semestre da Licenciatura em Artes Visuais

2018/2019 Professora Convidada na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho:

Unidade Curricular de Atelier I - Coordenadora da Unidade Curricular da Licenciatura em artes Visuais;
Unidade Curricular de Tecnologia II - Coordenadora da Unidade Curricular da Licenciatura em artes Visuais;

Unidade Curricular de Desenho de Figura - Coordenadora da Unidade Curricular da Licenciatura de Design e Marketing de Moda.

Outras atividades relevantes

2020 Membro da Comissão Científica do Encontro Internacional Drifting Bodies/Fluent Spaces, Julho 2020;
Weaving 1:1 Workshop (De)Code (De)Colonized Narratives, Bartlett School of Architecture, UCL - London, UK.

Desde 2017 Colaboradora e consultora do Museu Casa da Imagem.

2017 Examinadora externa de Qualificação de Dissertação de Mestrado “Resistência Pitaguary: um olhar sobre seu território”, Larissa Ketlin Souza de Araújo, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, Ceará, Brasil;

Examinadora externa no Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação “As cores da educação infantil: um estudo de caso sobre as relações étnico-raciais entre crianças na escola pública”, Gustavo Lemos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, Ceará, Brasil;

Examinadora externa no Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação “A escola como estratégia de descolonização: estudos comparados entre Brasil e Guiné-Bissau”, Gesica Italvina Martins de Pina, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, Ceará, Brasil.

2007/2008 Ilustradora e assistente de realização nos filmes: UPA J.P.Simões + Rodrigo Leão; Água Serra da Estrela na Take It Easy, empresa de publicidade.

2006 Cenógrafa e figurinista em parceria com Carlos Pinheiro das peças: “A festa” de Spiro Scimone, encenada por Pedro Luzindro; “Sketches de Karl Valentim”, encenação colectiva na Companhia de teatro “Comédias do Minho”.

2004/2016 Membro fundador do colectivo artístico “Senhorio”, no qual participou na produção e publicação de: fanzines ligadas à área do desenho, bd e ilustração; ciclos de cinema; concertos musicais e exposições.

Competências linguísticas

Inglês e francês: utilizadora independente na conversação, na leitura, na escrita e na compreensão.

 

bottom of page